Inscrições ENEM 2024: Como Fazer, Edital, Datas e Isenção

As Inscrições ENEM 2024 são cruciais a todos os estudantes que estão cursando o Ensino Médio ou até mesmo quem já finalizou essa fase e pretende ingressar no Ensino Superior em Instituições Públicas ou como como bolsista em Universidades Privadas.

 Independentemente de qual seja o seu perfil, fará toda a diferença se você souber como realizar a inscrição, quais os requisitos para participar, o cronograma completo e o Edital Enem 2024. Assim, continue lendo esse guia completo sobre as Inscrições ENEM 2024 e não perca nenhum detalhe!

Inscrições Enem 2024
Inscrições Enem 2024

Inscrições ENEM 2024

Todo e qualquer estudante que irá prestar o ENEM 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) precisa realizar de modo prévio a inscrição nesta que é uma das avaliações mais importantes do país.

Sua nota pode ser aplicada em incontáveis campos, seja para ingressar gratuitamente em qualquer Universidade Pública (Estadual e Federal) utilizando-se de uma inscrição posterior no SISU 2024 – Sistema de Seleção Unificada ou até mesmo tentar uma vaga como bolsista através do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do novo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

É fato que cada um destes programas ou formas de ingressos dispões de suas próprias regras e requisitos, pois em todas as situações o ENEM é o ponto de partida.

Tal importância deriva-se da qualidade da avaliação e de sua ligação com o Governo Federal do Brasil por meio do Ministério da Educação em harmonia com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Como Fazer a Inscrição ENEM 2024

Primeiramente, escolha por antecipar-se nas Inscrições ENEM 2024, pois assim você evita perder o prazo máximo, ainda mais considerando-se que o período ativo de novos cadastramentos no site do Inep é bastante limitado.

Sabendo disso, elencaremos abaixo cada uma dos passos que você precisa tomar tendo como base o nosso tutorial. Não deixe de conferir e coloque em prática assim que a etapa de inscrição estiver aberta:

  1. Acesse o site oficial do Inep clicando aqui: https://enem.inep.gov.br/;
  2. Escolha, logo no menu principal, “Inscreva-se”;
  3. Na etapa seguinte, opte por realizar um login na plataforma ou, caso seja o seu primeiro acesso, será imprescindível completar a etapa de cadastramento;
  4. Para isso, informe seus dados pessoais (nome completo, nome materno, data de nascimento, documentos de identificação e endereço atual);
  5. Indique um endereço de e-mail ativo e seu número de celular;
  6. Escolha uma senha segura e complete a validação;
  7. Volte à página do participante e faça um novo login;
  8. Já dentro do portal, clique em “Inscrição”;
  9. Confirme seus dados no formulário online e atualize tudo o que for preciso;
  10. Se tudo estiver correto, clique em “Avançar”;
  11. Emita o boleto de pagamento da inscrição ou comprove a sua isenção apresentando o comprovante solicitado antecipadamente;
  12. E pronto, sua inscrição no ENEM de 2024 estará completa!  

Documentos Necessários

O processo de inscrição no ENEM gera muitas dúvidas e, dentre os principais questionamentos, estão os documentos obrigatórios para tal etapa.

Visando facilitar a sua vida, preparamos uma listagem completa com tudo o que você precisa para ter em mãos para realizar o procedimento de forma online e sem errar em nenhum passo. Compare:

  • RG e CPF (originais e atualizados);
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico Escolar;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio.

Separe antecipadamente tais documentos pois eles também serão necessários no momento de realizar o seu cadastro na Universidade onde você deseja cursar com a nota do Enem ou até mesmo para inscrever-se em programas sociais. Leve isso em consideração! 

Isenção Taxa de Inscrição Enem 2024

Para solicitar a isenção da taxa do ENEM 2024, os estudantes deverão comprovar baixa renda através da documentação de todos os familiares e informes de rendimentos que comprovem menos de 1,5 salário mínimo per capta em valores atualizados.

Logo, o pedido ocorre na própria página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/), por onde o requerente pode conferir o status de solicitação e obter o comprovante caso seja contemplado com a isenção e, posteriormente, apresenta-lo no processo de inscrição para que o sistema complete essa etapa sem a necessidade de registrar o pagamento.

Requisitos do Enem

Um dos primeiros pontos que precisam ser analisados por quem deseja participar do Enem em 2024 são os requisitos da avaliação. Veja quais são:

  • Estar cursando o Ensino Médio ou ter concluído esta etapa;
  • Dispor de uma residência fixa;
  • Cumprir todos os prazos desde o cadastro até a inscrição e a presença na avaliação;
  • Ter documentos de identificação (RG e CPF);
  • Realizar o pagamento da taxa de inscrição ou solicitar a isenção dentro do prazo adequado;
  • Etc.

Datas das Inscrições Enem 2024

As datas do ENEM 2024 ainda são uma incógnita, porém estima-se que seja seguido um mesmo padrão dos anos anteriores, onde o período de inscrição ocorre no mês de maio e as provas são aplicadas durante o mês de novembro.

Enem Datas

Contudo, a pandemia de Covid-19 modificou consideravelmente a forma como a avaliação é aplicada, sendo assim o resultado começa a ser fornecido apenas em dezembro, para que os candidatos que obtiverem uma boa nota na prova e não zerarem na redação possam aplicar seus dados em qualquer universidade pública ou privada, além de tentar bolsas de estudos. 

Edital Enem 2024

O edital ENEM 2024 trata-se de um documento informativo de grande notabilidade a todos os estudantes que desejam realizar o exame este ano.

Para além disto, o Ministério da Educação já disponibilizou a versão para essa nova etapa de seleção, onde cada candidato pode acessar clicando aqui https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ e realizando o download do arquivo em PDF. Observe o passo a passo: 

  1. Acesse a página do participante e selecione “Informativo”;
  2. Na sequência, clique em “Legislações/Editais” e, posteriormente, defina “Editais”;
  3. Indique o ano, neste caso “2023” e acione o botão “buscar”;
  4. Obtenha todos os detalhes e clique em “Emitir” para baixar o arquivo;
  5. E pronto!
Edital Enem 2024
Edital Enem 2024

É através do Edital do ENEM que algumas informações são definidas e atualizadas. Veja as principais:

  • Cronograma completo do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Estrutura da Prova;
  • Taxa de inscrição;
  • Regras em geral;
  • Resultado e Gabarito;
  • Critérios de Avaliação;
  • Detalhes sobre a redação;
  • Indicações de aplicação da nota da prova;
  • E muito mais.

Se preferir, também será exequível obter os arquivos de anos anteriores pela mesma página, basta escolher o ano previamente e realizar a emissão para efeito comparativo.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário