Inscrições SISU 2024

Inscrições SISU 2024 – Cursar uma faculdade é o sonho de uma grande porcentagem dos brasileiros. No entanto, muitos esbarram com a falta de recursos para efetuar o pagamento das mensalidades. Entretanto, o SISU, um programa educacional do Governo Federal, tem mudado esse cenário oferecendo uma plataforma que reúne as vagas disponíveis nas universidades públicas que estão credenciadas com programa. Então, quer saber como fazer as Inscrições SISU 2024? Leia o artigo abaixo!

Inscrições SISU 2024
Inscrições SISU 2024

Inscrições SISU 2024

Também conhecido como Sistema de Seleção Unificada, o SISU é uma plataforma que utiliza a nota do ENEM para realizar a seleção de alunos que estão interessados em estudar em universidades públicas credenciadas no Ministério da Educação.

Para participar do SISU 2024, o estudante deve ter realizado o ENEM 2024 e obtido uma pontuação média de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Uma forma de garantir uma das vagas ofertadas no SISU é observar a nota de corte. Essa nota de corte é divulgada uma vez por dia pelo SISU. A nota auxilia os estudantes a escolherem as opções de cursos que tenham chances de ser aprovado.

Como Realizar a Inscrição SISU 2024

O processo de inscrição no SISU é aberto duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre. Por isso, é necessário que o interessado em participar da seleção estejam atentos ao cronograma definido pelo MEC. Normalmente, os prazos não são prorrogados.

As Inscrições SISU 2024 são feitas unicamente e exclusivamente pela internet. O procedimento pode ser realizado do conforto de sua residência, bastando apenas que siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do SISU 2024 pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.sisu.mec.gov.br/.
  2. Na página, faça login com o número de inscrição e senha utilizado no site do ENEM 2024.
  3. Antes de iniciar a inscrição, é necessário confirmar os dados pessoais na plataforma do SISU.
  4. Após a atualização, escolha até duas opções de cursos. A pesquisa pode ser realizada por três parâmetros: cidade, nome da instituição ou nome do curso.
  5. Durante a pesquisa, o interessado pode conhecer melhor os cursos, as quantidades de vagas e também modalidades disponíveis.
  6. Após conferir todos detalhes sobre a opção do curso, confirme a inscrição. Durante todo o período de inscrição no SISU, o estudante pode alterar as opções de cursos.

Documentos Necessários para as Inscrições SISU 2024

Para participar do SISU 2024, o estudante deve possuir alguns documentos. A documentação é essencial para efetuar a inscrição na universidade caso seja convocado. Em casos de ausência de alguns dos documentos citados abaixo, consequentemente o aluno será desclassificado e a vaga será repassada para outro.

Os documentos necessários para as Inscrições SISU 2024são:

  • Documento de identificação, como RG, CNH e carteira de trabalho;
  • CPF
  • Foto 3×4
  • Certificado de conclusão escolar
  • Histórico escolar
  • Comprovante de quitação eleitoral

Além desses documentos citados, o convocado deve providenciar outros documentos que comprove a renda mensal do grupo familiar. Geralmente, são imposto de renda e holerite.

Resultado SISU 2024

É através do resultado SISU que o candidato terá a chance de estudar em uma instituição pública de nível superior. Por isso, o mesmo é tão aguardado.

Existe duas formas de consultar o resultado, confira:

  • Através da internet, pelo boletim do candidato;
  • Pelo telefone, na central do MEC: 0800 616161.

O candidato deverá conferir para qual curso foi selecionado, qual a instituição, horário e local de matrícula. É importante ficar atento a esses prazos para não perder nenhuma oportunidade.


Lista de Espera SISU

Depois da chamada regular do programa, é disponibilizada aos candidatos a Lista de Espera. Através da mesma são preenchidas as vagas que não foram ocupadas na primeira chamada.

Sendo assim, os candidatos que não foram selecionados anteriormente devem se inscrever na lista de espera, através do site do SISU.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário