Redação ENEM 2024: Temas possíveis para redação ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem é uma prova aplicada para os estudantes que estão concluindo o ensino médio para avaliar suas habilidades. São quatro provas compostas com questões de múltipla escolha e a Redação ENEM 2024. A Redação ENEM 2024 é considerada por muitos a parte mais importante, pois vale metade da nota.

Para esse ano, as inscrições aconteceram no mês de maio, e as provas irão ocorrer no mês de novembro. Para o ENEM 2024, os estudantes provavelmente poderão fazer as inscrições no mês de maio de 2024, seguindo os cronogramas das edições anteriores do Enem.

Redação Enem 2024
Redação Enem 2024

VEJA TAMBÉM: Como estudar para o ENEM 2024


Inscrição ENEM 2024

Normalmente são duas semanas de tempo de inscrição para os alunos. Os locais da prova devem ser divulgados no mês de outubro e as provas devem acontecer no mês de novembro, seguindo também a agenda do Enem 2019.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep é o órgão que organiza o Enem. O INEP é ligado ao Ministério da Educação do Governo Federal. O órgão elabora e divulga o edital com todas as datas e regulamentos do exame nacional.

Inscrição Enem 2024
Inscrição Enem 2024

Somente com a divulgação do edital do ENEM é que se sabe as datas das inscrições e das provas. Provavelmente o início das inscrições deve começar no mês de agosto. O Inep elabora o edital e divulga através do Diário Oficial da União, o DOU. A data provável para isso deve ser no dia 10 de abril.

Para a inscrição, o aluno deverá ter em mãos os seus dados pessoais como:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Nome completo;
  • Entre outros.

As inscrições e todas as divulgações sobre o exame acontecem no site oficial do Inep, que é o http://enem.inep.gov.br/participante.

Neste ano a taxa para se inscrever no ENEM foi de R$ 82. Para o ano que vem o governo provavelmente deve manter o mesmo valor, mas não sabemos ainda ao certo. Porém, os alunos que estudam em escola pública têm isenção no pagamento.


Redação Enem 2024

As provas elaboradas para o ENEM são de múltipla escolha e a redação. É importante estar atento nos temas que podem ser pauta para a redação ENEM. Também é muito importante sempre procurar dicas de como elaborar uma redação de acordo com os critérios do programa.

Caso o aluno não se prepare para a redação ENEM 2024, é possível que fique no meio do caminho.

  • A redação é muito importante para conseguir uma boa nota no ENEM 2024 e ter uma vaga nas melhores universidades do país.

Para quem deseja participar de programas sociais do governo federal, como:

Não pode ter a redação zerada no Enem, caso contrário o aluno não terá acesso para se inscrever nesses programas.


Dicas para Redação Enem 2024

  1. Primeiramente, para fazer uma boa redação Enem 2024 é preciso estudar e ler muito, além de estar atento as regras do Enem.
  2. Segunda dica é sempre estar atualizado com os acontecimentos do Brasil e do mundo.
  3. Muitos temas de redação do Enem são baseados em acontecimentos políticos, sociais e econômicos que acontecem por aqui ou em outros países.
  4. Treinar a elaboração de textos dissertativos com esses assuntos importantes também é uma outra dica para se dar bem na redação.
  5. Outra questão é se familiarizar com os temas das edições anteriores do Enem, ler sobre os assuntos e treinar a escrita.
  6. Também é importante ficar atento com a norma culta da língua portuguesa e escrever de forma correta, caso contrário o aluno perderá pontos.

Temas para Redação Enem 2024

Os temas para Redação Enem 2024 são sempre sobre assuntos atuais do Brasil e do mundo. Em 2024 alguns temas podem ser abordados pelo exame, como:

  • Crise hídrica;
  • Crise energética;
  • Questões de gênero;
  • Tolerância racial;
  • Justiça social,
  • Liberdade de expressão,
  • Violência urbana,
  • Entre outros.


Dicas para uma boa nota na redação ENEM 2024

  1. Para uma boa Redação Enem 2024, o aluno precisa dominar e respeitar a língua portuguesa e o uso da norma culta, sem usar gírias ou coloquialismos.
  2. Não adianta saber escrever de forma correta, mas não conhecer o tema escolhido pelo órgão examinador.
  3. O aluno deve estar atento aos acontecimentos nacionais e internacionais.
  4. Lembrar sempre que é preciso escrever um texto organizado, com início, meio e fim, criando uma boa argumentação para defender suas ideias sobre o problema do tema.
  5. Por fim, quando o aluno estiver concluindo o seu texto, é preciso saber fechá-lo de forma correta propondo uma solução ou intervenção. O aluno deverá elaborar um fechamento de texto com uma proposta para amenizar o problema.
5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário